28/07/2008

Segredos e sabores da minha profissão !

"A arte de cozinhar não pode se resumir a uma simples mistura de ingredientes. É preciso combinar os diferentes elementos, ainda que comuns, de modo que ao se juntarem, resultem num sabor original. Toda cozinha tem a marca do passado, da história.Cozinhar é uma ação cultural que nos liga ao que fomos, somos e seremos, ao que produzimos,cremos,projetamos e sonhamos”
Toda comida tem o seu sabor, e todo cozinheiro seu segredo... somos intermediários do prazer! Pensei em ser jornalista, amava Glória Maria, Pedro Bial, Hermano Henning... em suas grandes matérias ousadia nas notícias me instigava a ser "um deles". Na adolescência passei por diversas agonias. Depressão foi uma delas, que fez com que abandonasse os estudos, deixando o sonho de ser jornalista para trás. Depois de transpor estas barreiras, descobri um caminho mais excelente, obtive respostas acerca da morte, vida... encontrei Deus que libertou-me do passado,me restituindo a alegria. Quando criança tinha mania de fazer "doce de leite" com o leite que sobrava do café da manhã. Era briga na certa, todos desejavam, mas como era pouco, costumava devorar sozinho... quanto egoísmo! Após alguns cursos de culinária, sem a mínima intenção de ser profissional da área, resolvi fazer cursos profissionalizantes nas unidades do SENAC Bahia - Pelourinho/Casa do comércio.
Em 2007 fui para São Paulo e fiz também o curso em Águas de São Pedro. Desde 2003, ando permeando sabores e descobrindo novos segredos. Já fui instrutor de cozinha do SENAC Pelourinho durante um ano, assistente de palco em programa na TV de gastronomia na Bahia, chef de cozinha em hotel/condomínio para belgas, na costa dos coqueiros também na Bahia, e fui Cozinheiro em renomado hotel em Águas de São Pedro/São Paulo. Participei de festivais de gastronomia na Bahia (tempero no forte/praia do forte), hotel da Bahia (com chefs do Espirito Santo, Minas Gerais e Bahia), e do IX Festival de cultura e gastronomia de Tiradentes em Minas Gerais (2006).
Fiz as temporadas de verão 2008/2009, 2009/2010, 2010/2011 do Café de La Musique em Jurerê Internacional, Florianópolis-SC. Vivi experiências também no Sofitel São Paulo, colhi tomates em Mendoza na Argentina, ministrei diversos workshops de cozinha. Formei-me em hotelaria em 2012 e atualmente curso panificação e confeitaria com conclusão prevista para dezembro de 2014. Vou me arriscando em busca de novos desafios, seguindo minha vida e administrando minha carreira com dignidade, honestidade, acreditando que dias melhores virão... sempre! Sorte, saúde, sucesso sempre! Tompson Góes

Nenhum comentário: